Anote na Agenda!
2019-12-07
Cantares ao Menino com o Rancho
Folclórico As Mondadeiras de Casa Branca e Rancho Folclórico da Casa do Povo [...]
2019-12-07 > 2019-12-21
Sáb. 7 - dez - 15h00
Animação de Rua em Ervidel
Modas Com Sotaque com as Participações do [...]
2019-12-07
Passeio TT Rota dos Vinhos 2019. Inserido
nas comemorações do Dia da [...]
2019-12-07
No âmbito da iniciativa municipal
Mês da Música, Pedro Mestre apresenta no próximo sábado, dia 7 de [...]
O ALENTEJO
Conheça
No Alentejo viaja-se naturalmente com e pela História. A abundância e a qualidade do Património que a exprime tornam simples a sua descoberta, mas quem visita a região pela primeira vez pode sentir alguns problemas de escolha. Se é o seu caso, não hesite: opte pelas nossas sugestões e verá que a magia do Alentejo se encontra, com um infinito prazer, em todos os lugares.
Castelos, fortes, atalaias e vilas fortificadas pontuam toda a paisagem do Alentejo atestando que, consolidada a Reconquista com a ocupação definitiva do Sul, foi necessário continuar a defender as fronteiras do território: a leste, respondendo a guerras com Espanha; a oeste, prevenindo ataques vindos do mar; em todo o interior, para travar avanços não contidos na linha da raia.
|
Quem quiser viajar levando na bagagem o tema das fortificações, excelente pretexto para conhecer alguns lindíssimos centros históricos que nasceram à sua protecção, tem ao seu dispor uma lista interminável de lugares, cada um com a sua singularidade histórica e o seu enquadramento paisagístico: no Norte Alentejano, Amieira do Tejo, Nisa, Belver, Castelo de Vide, Marvão, Portalegre, Alegrete, Alter do Chão, Cabeço de Vide, Avis, Arronches, Ouguela, Campo Maior e Elvas; no Alentejo Central, Montemor-o-Novo, Arraiolos, Évora, Evoramonte, Estremoz, Veiros, Borba, Vila Viçosa, Juromenha, Alandroal, Redondo, Terena, Monsaraz, Mourão, Portel e Viana do Alentejo; no Baixo Alentejo, Beja, Alvito (hoje Pousada), Moura, Noudar, Serpa e Mértola; no Litoral Alentejano, Alcácer do Sal (hoje Pousada), Santiago do Cacém, Sines, Pessegueiro e Vila Nova de Milfontes.
Os apreciadores da arquitectura militar devem visitar, pelo menos, as imponentes torres de Menagem de Beja e Estremoz, ambas dos sécs. XIII-XIV; a ermida-fortaleza de Nossa Senhora da Boa Nova de Terena, um dos monumentos mais raros do país; e Elvas, justamente considerada como Cidade-Museu de Fortificações. Como visita obrigatória para todos, seja qual for o motivo temático da viagem, destacamos a vila-fortaleza de Marvão. |